BIOLOGIA
Por Nori Lucio Jr.
21/01/2008
Objetivos, estratégias e plano de ações conectados. Fator crítico para o sucesso da empresa
Toda indústria independente de tamanho ou segmento funciona como se fosse um “ecossistema” formado por clientes, parceiros e fornecedores cuja relação transacional, de compra e venda, determina a dinâmica deste “pequeno mundo” particular no qual a empresa esta inserida.
Quem escolhe o fator crítico que determinará o sucesso ou fracasso da empresa é o cliente, não posturas calcificadas de gestores egocêntricos.
Para aumentar suas chances de sucesso nesta relação de troca, a empresa deve compreender profundamente quais os fatores mandatórios aos quais estará subordinada no seu dia a dia.
É obrigação do gestor compreender e principalmente agir conforme estes fatores, repetindo .... , que serão críticos para o sucesso da empresa. Vale relembrar que estes fatores foram impostos, de forma impiedosa e inegociável, por seus clientes sejam eles empresas ou pessoas.
O mais básico princípio a ser obrigatoriamente seguido na elaboração do plano de negócios é o da lei da oferta e demanda correspondente ao segmento que a empresa escolheu atuar.
Exemplo:
• Presença regional
• Entrega em 24hs
• Comércio eletrônico
• Pessoal técnico certificado
• Linha de crédito e prazo de pagamento flexíveis
• Portfólio de produtos compreensível
• Preço mais do que justo, competitivo!
Uma medida econômica, já que a empresa vive de resultados e não de entusiasmo, é sempre perguntar para seu “marketeiro” de plantão “PARA QUE?” está investindo dinheiro nesta ou naquela ação de marketing. Certifique-se de que a resposta seja SIM para as 3 questões abaixo:
1. A ação de marketing está ligada a uma estratégia?
2. A estratégia está ligada a um objetivo?
3. Ambos, objetivo e estratégia contribuem para missão e visão da empresa?
“Marketing é