biologia
No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pé**** irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. Conclusão
O Barroco foi um estilo artístico marcadamente do século XVIII e característico das monarquias absolutistas. Este fez-se sentir nas mais variadas formas de arte: arquitectura, pintura, escultura, literatura, musica teatro, ópera.
Surgindo depois do Renascimento este estilo tem características muito próprias como, por exemplo, a amplitude, o movimento, o exagero nas formas e a teatralidade.
A realização deste trabalho foi bastante proveitosa. Com ele descobri o verdadeiro sentido do barroco e conheci melhor muitos dos artistas destas época, bem como as suas obras.
Apesar de ser trabalhado com muito exagero e ”deturpação” das formas, acho o barroco bastante sublime e misterioso. A particularidade de ter sido posto ao serviço da Igreja para atrair os fiéis é bastante interessante.
Apesar de tudo esta pesquisa levou-me a descobrir bastantes coisas novas e fez-me encontrar um outro lado dos criadores de arte do barroco.
Dados Pessoais
Nome: Grazielly Almeida Martins
Turma:202
Professora: Fernanda