Lente térmica
Maico da Silva Almeida¹; Rubens Silva1
Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará¹
RESUMO:
Com a descoberta do laser, uma nova era de pesquisa científica surge em diversas áreas, entre elas o uso da técnica da lente térmica, que possibilita estudar propriedades térmicas de substância com baixo poder de absorção. Como motivação deparamos com a curiosidade de saber o porquê, que alguns óleos de azeite de oliva ficaram tão baratos e diversificados. Neste trabalho analisamos o grau de pureza destes supostos óleos através do uso da técnica da lente térmica, com a determinação da difusividade térmica em função da concentração. Quando se usa como adulterante óleo de soja [2]. A metodologia utilizada é a configuração descrita no modelo de Shen, com o modo descasado, e a utilização de dois lasers, um para excitação (Ar) e outro para monitoramento (HeNe). Que simultaneamente atingem a amostra permitindo a obtenção do sinal de lente térmica, da qual é possível obter a difusividade da mesma. Os resultados esperados são exibidos através de um diagrama representativo da difusividade versus concentração [2]. A partir de dados coletados de diversas amostras, por interpolação matemática é possível obter uma equação da difusividade em função da concentração, através do qual podemos determinar a concentração de uma amostra desconhecida.
PALAVRAS-CHAVES: Lente Térmica, Espectroscopia, Difusividade Térmica, Óleos Vegetais Amazônicos.
INTRODUÇÃO:
A Técnica de Lente Térmica (LT) pertence à técnica foto térmica, onde o princípio é a interação luz e matéria, técnica usada para as determinações de propriedades termo óticas (Condutividade térmica e Difusividade térmica). Essa técnica tem dependência com o índice de refração e a temperatura.
Neste trabalho analisamos a concentração de óleo de soja no azeite de oliva e verificamos algumas propriedades termo óticas como difusividade térmica