biologia
O experimento constitui-se da recriação das condições da terra primordial (há 4,6 bilhões de anos atrás) em um experimento em laboratório (por Stanley Miller e Harold Urey).
Com a mistura de gases que havia (principalmente metano, amônia e hidrogênio), com as descargas elétricas simuladas (como se fossem os raios do céu), e a elevada temperatura viram que compostos simples contento os elementos N, C, H, S (originalmente nos gases, que se quebravam) se formavam. Ou seja, surgiram as primeiras MOLÉCULAS ORGÂNICAS. (lipídios simples, proteínas simples, ...)
Essas moléculas, diluídas na água, se agruparam, formando os os COACERVADOS (Primeiras 'células', ridiculamente simples, que ainda não efetuavam metabolismo como conhecemos hoje). Eles eram, basicamente, uma bolha de lipídeos que podiam absorver substâncias pequenas para seu interior. Assim, cresciam (sua camada exterior absorvia mais lipídeos), e eventualmente se dividiam (pelo fato da camada exterior ficar grande).
De compostos orgânicos para ácidos nucléicos, isso é um pulo ainda não inteiramente explicado pela ciência.
Mas uma vez formado um DNA qualquer, algum coacervado o incorporou (a membrana desta "célula" já era semipermeável, permitindo troca de substâncias com o meio).
Depois, a partir de coacervados que efetuavam metabolismo e tinham DNA e se dividiam, surgiram células procariontes, dando início à linha da evolução.
Concluindo: O experimento de Stanley Miller prova que, em meio à tempestade, temperatura caótica e gases tóxicos da terra primordial, moléculas orgânicas devem ter surgido. Moléculas estas que permitiram surgir as primeiras células, e, assim, deram início à vida!