biologia
Viagem ao Centro da Terra é um filme que impressiona pelos efeitos especiais usados para levar às telas uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor francês Julio Verne (1828-1905). O professor Sylvio Cesar, da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, explica que, embora apresente muitos fatos fantasiosos - como a possibilidade de haver vida no centro do planeta -, o filme é bastante útil para mostrar as diferentes camadas que compõem a Terra. “Cabe ao professor guiar o olhar do aluno e separar o que é científico e o que é fantasia”, recomenda.
Objetivo
Discutir as diferenças entre o centro da Terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida.
Conteúdos
Estrutura interna do planeta Terra, camadas da Terra (crosta, manto e núcleo) e as características de pressão, ambiente, materiais e temperatura de cada uma delas.
Trechos selecionados
O início do filme, que mostra desde o começo da viagem no vulcão até a chegada ao núcleo da Terra (17m51s a 51m18s).
Atividade
Passe os trechos selecionados, pausando para que os alunos identifiquem as diferentes camadas do planeta e suas respectivas características. Em seguida, pergunte à turma sobre a relação entre as condições de temperatura e pressão no centro da Terra e os elementos fundamentais que possibilitam a vida. Anote as contribuições dos alunos. Na aula seguinte, organize um debate sobre fatos fictícios e científicos retratados no filme.
Avaliação
Observe se os estudantes obtiveram as informações necessárias durante a pesquisa e analise a participação de todos no debate, comparando os argumentos utilizados com as primeiras ideias apresentadas em