INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Para darmos início, precisamos definir o que é Didática.
“[...] A Didática é, pois, uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. É, ao mesmo tempo, uma matéria de estudo fundamental na formação profissional dos professores e um meio de trabalho do qual os professores se servem para dirigir a atividade de ensino, cujo resultado é a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos. ” (José Carlos Libâneo, 1994, p.52).
MEIO ECONÔMICO-SOCIAL E SÓCIO-CULTURAL
A ideia de que o ensino é algo simples, de fato não é. Envolve condições internas e externas das situações didáticas. Conhecer essas condições é fundamental para o professor.
Os meios econômico-sociais e sócio-culturais estabelecidos pela sociedade afetam diretamente as decisões didáticas.
Professor e aluno têm relações sociais geralmente diferentes e para que o trabalho docente seja eficaz vai depender da filosofia de vida de ambos.
O aluno que vai para a escola depois de uma briga familiar, sem nenhuma refeição por falta da mesma ou por uma noite mal dormida não estará disposto e com certeza terá seu processo ensino aprendizagem afetado. “[...] O processo didático está centrado na relação fundamental entre o ensino e a aprendizagem, orientado para a confrontação ativa do aluno com matéria sob a mediação do professor. Com isso, podemos identificar entre os seus elementos constitutivos: os conteúdos das matérias que devem ser assimilados pelos alunos de um determinado grau; a ação de ensinar em que o professor atua como mediador entre o aluno e as matérias; a ação de aprender em que o aluno assimila consciente e ativamente as matérias e desenvolve suas capacidade e habilidades. Contudo, estes componentes não são