biologia
A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, circunstanciada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, conferindo pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários diferenciados de acordo com o gênero.
No organismo masculino tais variações da maturação geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade, e para o biótipo feminino esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.
Tais mudanças são coordenas a partir da ação endócrina mediante a atuação de hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem respectivamente: testosterona nos testículos (gônada masculina), e estrógeno nos ovários (gônada feminina).
Contudo, em condições normais os hormônios não são totalmente exclusivos de cada sexo, as glândulas sexuais bem como as suprarrenais de ambos os sexos produzem estrógeno e testosterona em níveis de concentração tolerantes e adequados ao desenvolvimento masculino e feminino. http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm 2°
DUante o ciclo menstrual de uma mulher, o corpo produz quatro hormônios responsáveis, basicamente, pela maturação dos folículos e preparação do endométrio para a implantação de um embrião. Uma mulher não fabrica algum desses componentes quando toma anticoncepcional, quando está grávida ou quando possui alguma deficiência hormonal, resultando em um problema de fertilidade que pode ser solucionado com a reposição artificial dessa substância.
O primeiro dia do ciclo é quando se inicia a menstruação. Enquanto o endométrio descama, o hormônio FSH (folículo estimulante), produzido pela hipófise, começa a ser secretado, fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos. Em torno do sétimo dia do ciclo, o FSH