Certificação de Produtos Agropecuários Orgânicos
Introdução
O processo de certificação tem uma importância fundamental na viabilização da agricultura orgânica, sendo uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento da consciência ecológica e social. Nesse sentido, pretendemos abordar quais são e como o agricultor pode obter as principais certificações de produtos agropecuários para desenvolver a agricultura orgânica, já que esses são, reconhecidamente em muitos casos, os mantenedores dos ecossistemas, conservando e preservando as matas, rios, bosques e animais silvestres.
É cada vez maior, no mercado atual globalizado, o número de marcas e diversificações entre os variados produtos agropecuários oferecidos ao consumidor, desta forma faz-se necessário, por parte dos produtores, esforços para os diferenciar de seus concorrentes (EMBRAPA, 2002). Começou então uma busca pela melhoria qualitativa desses produtos, tanto na estética quanto em valor nutricional e ambiental, além da aquisição da confiança do consumidor (GERMÁ, 1995 apud EMBRAPA, 2002). Para tanto, chegou-se ao consenso da necessidade de se atestar a origem e de garantir a rastreabilidade do processo de produção, ou seja, se iniciou a busca pela certificação agrícola (EMBRAPA, 2002).
Objetivos
O presente estudo visa buscar a importância dos processos de certificação de produtos agropecuários, principalmente orgânicos, estimulados pela baixa presença dos mesmos em estabelecimentos comerciais no município de Irineópolis - SC, onde ocorreu o Estágio de Vivência em Agricultura Familiar, no qual os autores tiveram participação.
Metodologia
A metodologia utilizada neste estudo foi a revisão bibliográfica, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e descrição de processos já conhecidos na certificação de produtos agropecuários orgânicos. Além disso, permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla envolvolvendo o tema produção orgânica, que além de ser relativamente