Biologia
Cílios e Flagelos: São estruturas ligadas a mobilidade celular adaptadas ao meio liquido. Diferenciam-se quanto ao tamanho e numero por célula: cílios curtos e numerosos e flagelos longos e em pequeno numero. Observados ao microscópio eletrônico, em corte transversa, cílios e flagelos apresentam-se constituídos por nove pares de microtubulos , que circundam um par central e encontram-se inseridos em estruturas cilíndricas denominadas corpúsculos basais, cuja organização é semelhante á dos centríolos.
Complexo de golgi: Uma das funções é armazenar o que será descartado, constitui uma zona do RE na granuloso bastante diferenciada do restante. Trata-se de um sistema de lamenas lipoproteicas dobradas ordenadamente, formando sáculos achatados, de cujas bordas destacam-se vesículas de secreção de tamanhos diferentes. Cada conjunto de sáculos achatados constitui uma unidade do complexo golgiense, denominada sáculo lameliforme.
Há evidencias de que certas proteínas sintetizadas pelos polissomos ligados ao RE são canalizadas para o complexo golgiense . De lá se destacam formando vesíulas e chegam até a membrana celular, de onde extravasam para fora da célula pro meio da exocitos. Tal fato sugere que o comlexo golgiense estaria ligado á secreção celular.
*Formação do acrossomo ( força, mobilidade para o espermatozóide) estrutura do espermatozóide com enzimas que destroem a membrana do ovócito II durante a fecundação, facilitando a penetração do gameta masculino.
Lisossomos: ( Digestão, continuação do complexo golgiense, são responsáveis pela digestão que ocorre dentro da célula.
Heterofagia: Ocorre quando uma partícula é englobada do meio externo, por fagocitose ou pinocitose e aprisionada em um vaculo digestivo. Se for solido o, conteúdo desse vacúolo é denominado fagosomo; se for liquido é denominado pinossomo.
Digestão por autofagia ocorre nos casos de renovação de organelas celulares e na remodelagem de tecidos (metamoforse de insetos)
Nos