Biologia
Série: 1ª ano A (técnico em administração)
Aluno (a): Kirk Silva
Professora: Nilcéia
Tema: Os conflitos sobre a água no Oriente Médio.
Os Conflitos sobre a água no Oriente Médio
O Oriente Médio é um subcontinente da Ásia que possui clima árido ou seja um território seco improdutivo , por isso não há muitos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos) na região.
Os países que fazem parte do oriente médio são muitos ricos em petróleo, porém eles são pobres em água e por isso essas nações tem muito conflito pela falta de água , é muito raro o algum país do oriente médio ter alguma nascente de água , rios, e os que tem são privilegiados pelo recurso.
Vários países como Arábia Saudita e as pequenas nações de Golfo Pérsico, fazem dessalinização da água de mares , más mesmo assim são grandes compradores de água mineral.
Diante a falta da água, surgem conflitos entre países para ver quem vai dominar as pouquíssimas bacias Hidrográficas e águas subterrâneas. Um exemplo de conflito por água existe entre Israel , Líbano , Síria e Jordânia que , por serem países de fronteira disputam o domínio da Bacia do Rio Jordão.
No ano de 1967 , Israel invadiu a Síria , que em seu território abriga a colina de Golã , aonde fica a nascente do Rio Jordão . Praticamente a única fonte de água para Israel e Jordânia.
No Oriente médio nos últimos tempos houve um grande crescimento populacional , que elevou o consumo de água que ajudou muito para agravar os conflitos entre os países.
Outro foco de conflito acontece nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Ambos nascem em território turco e o escoamento de suas águas segue rumo ao Golfo Pérsico; abastecendo a Síria e o Iraque.
Diante disso, esses países tem medo pelo controle turco sobre as nascentes dos rios; pois a Turquia pode conter suas águas para realização de irrigação, construção de usinas hidrelétrica ou para qualquer outro fim. Dessa forma, o abastecimento da Síria e do