biologia
Os compostos e as reações orgânicas já estão presentes na vida do homem a muito tempo.Como por exemplo na produção de vinhos e vinagres,queima da madeira (combustão orgânica),na alquimia,entres outros
.A partir do século XVIII os químicos começaram a investigar as substancias encontradas no organismo,procurando isola-las.Poucos tiveram sucesso.Como todas as substancias orgânicas conhecidas eram extraídas de animais e vegetais,os químicos concluíram que tais substancias não poderiam ser produzidas em laboratório.Assim surgiu a Teoria da Força Vital.Criada pelo químico Jons Jacob,a teoria afirmava que os compostos produzidos por animais e plantas so poderiam ser produzidos por organismos vivos.Acreditava-se que dentro das células de animais e vegetais existia uma misteriosa força.
Porem,após vários anos de trabalho o químico Friedrich Woller fez uma experiência que revolucionou o mundo da química,derrubando a Teoria da Força Vital.Ele obteve uréia (composto orgânico) atrás do aquecimento do cianato de amônio.
Graças a síntese de Woller,creceu o numero de pesquisas sobre os compostos orgânicos,se tornando hoje um dos ramos mais estudados da química.
PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS ORGANICOS E INORGANICOS
Organicos:
*A maioria dos compostos orgânicos é apolar e se o solvente em questão for a água (polar), já se pode imaginar o resultado: compostos orgânicos não se misturam com água.
*As interações intermoleculares presentes em compostos orgânicos são fracas, sendo assim as moléculas se afastam e podem existir no estado líquido ou gasoso.
*Quanto à capacidade de sofrer combustão, pode-se dizer que os compostos orgânicos são responsáveis por grande parte da energia que consumimos. Por exemplo, o que mantêm nossos fogões acesos é o gás butano (composto orgânico).
Inorganicas:
*Substancias inorgânicas so existem na temperatura ambiente no estado solido.
*Forte interação entre as moléculas.
*Não contem carbono em sua