Biologia
As células tronco, podem estar sendo chamadas também de células mãe ou então células estaminais. Elas são bastantes simples e possuem a capacidade de diferenciar-se uma da outra, fazendo assim, com que formem quaisquer tecido. E elas podem estar sendo classificadas da seguinte maneira:
Células Tronco Embrionárias
Que são retiradas do embrião. E podem estar sendo divididas como células tronco totipotentes (que pode ser encontrada na primeira divisão do embrião) e em células troncos pluripotentes (que só podem estar sendo retirada do embrião, após o quinto dia de fecundação). Enfim, a totipotente, consegue diferenciar a placenta e já a pluripotente, não. celulas tronco 1 300x167
Foto Reprodução.
Células Tronco adultas
Que são retiradas do organismo.
Exemplo: Medula óssea, fígado, sangue, cordão umbilical, placenta e dentre muitos outros.
Em vários países, principalmente no Brasil, estão sendo feitos vários estudos por meio da célula tronco, para que se possa estar descobrindo, a cura de várias doenças e vírus. E dentre as pesquisas, podem ser encontradas as seguintes doenças: o câncer, doenças relacionadas ao coração, a hepatite, Alzheimer, diabetes, renais e dentre outras.
E dentro do nosso país o que mais chama a atenção nos estudos é a inovação que eles estão tentando fazer. Bom, vamos ser um pouco mais objetivos no assunto. O Instituto Butantan, conseguiram obter as células tronco por meio do leite, que por sua vez estão sendo aplicadas em pacientes que possuem problemas de na córnea, porém devesse ressaltar, que é somente um teste por enquanto.
E já os pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia junto com a ajuda do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conseguirão transformar a células do sangue menstrual, em células troncos embrionárias. E apesar do método utilizado por eles serem um tanto, quanto nojento, o projeto está embasado na melhoria de muitas doenças.
Fonte: