Resumo sobre Genética Humana Aplicada a Psicologia
Genoma é o conjunto de DNA presente numa célula o qual está distribuído na sequência de 23 pares de cromossomos.
Genoma = Cromossomos
Cromossomos = DNA + proteínas
Citogenética Humana
A Citogenética é a parte da genética que estuda os cromossomos.
Em 1956 descobriu o número correto de cromossomos no homem, para facilitar o estudo, construiu se uma espécie de mapa, agrupando os cromossomos em ordem de tamanho e posição dos centrômeros, esse mapa recebe o nome de cariótipo.
Estrutura do Cromossomo humano
Cada cromossomo contém uma única molécula de DNA enrolada em torno de núcleos de histonas, formando contas de um colar denominadas nucleossomos. Essa combinação de DNA e proteínas é chamada de cromatina.
A cromatina é torcida em uma fibra de 300 A um esquema provável do empacotamento é apresentado aqui. As fibras de cromatina são, na realidade, provavelmente menos regulares que estas.
Cariótipo
Cariótipo (em grego: κόμβου, lit. "nó" e τύπου, lit. "tipo") é o conjunto cromossómico ou a constante cromossómica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo). Cariótipo é o conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.
A representação do cariótipo pode ser um cariograma (imagem dos cromossomos) ou um idiograma (esquema dos cromossomos), e é ele quem fornece as informações substanciais para o estabelecimento das relações entre espécies, com respeito à organização dos cromossomos. Além das colorações ditas como convencionais (Giemsa, Orceína Acética, reativo de Schiff, hematoxilina/eosina, etc.), podem ser aplicadas nos cromossomas metodologias que identificam "bandas". Os bandamentos (C, G, Q, R, Ag-RON) são importantes para a identificação de cromossomas homólogos e homeólogos, e na caracterização de polimorfismos ou de relações de parentesco entre espécies próximas, distinguindo possíveis rearranjos cromossômicos.O cariótipo, para a realização de si mesmo, é necessária a