biologia
O que é?
É uma febre eruptiva muito contagiosa caracterizada por uma erupção especial, seguida de cicatrizes indelével. Não deve confundir-se com a varicela.
É produzida por um vírus filtrável. Ataca preferencialmente pessoas jovens, mas não respeita idade. Aparece em qualquer estação do ano ou clima. O contágio pode ser direto ou por secreções do enfermo.
A varíola é uma doença que confere imunidade. Há casos raros de pessoas que adquiriram mais de uma vez.
O vírus causador:
- O vírus da varíola penetra pelas mucosas das vias respiratórias, dissemina-se pela corrente circulatória e instala-se na pele e mucosas, causando as ulcerações características da doença.
Sintomas:
1- Período de incubação dura de 9 a 15 dias.
2- Período de invasão é de começo repentino, caracterizado por calafrios violentos, temperatura de 40º e pulso de 100 a 120 por minuto, intensa dor de cabeça e das costas ( no nível dos rins).
3- Período de erupção às vezes a erupção é precedido de um avermelhamento difuso da pele. Os elementos eruptivos aparecem primeiro na face, sobretudo nos lábios, queixo e testa. Dali passam para o tronco e em seguida aos membros.
4- Estados eruptivos:
a) Mácula. São manchas de cor brilhante de 2 a 3 mm de diâmetro desaparecem sob pressão, reaparecendo quedo esta cessa.
b) Pápula. Decorridas 24 horas as máculas tornam-se salientes transformando-se em pápula.
c) Vesícula. 24 horas depois, as pápulas ficam transformadas em vesículas cheias de um liquido claro e umbilicadas, isto é, aprofundadas em seu centro. O estado geral nesta fase melhore.
d) Pústula. No quinto dia da erupção, aproximadamente, as vesículas se transformam em pústulas, ou seja saliência na pele com pus.
e) Dessecação e descamação. A pústula fica logo amarela e cada vez mais escura, formando uma crosta. Há grande coceira neste momento.
f) Erupção das mucosas. Ao mesmo tempo que na pele, observa-se elementos eruptivos na mucosas (boca,