biologia
“O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.
Educação ambiental
“Um processo contínuo e permanente que busca a transformação de valores e atitudes e posicionamentos pelos quais, a comunidade por intermédio do indivíduo esclarece conceitos voltados para a conservação do ambiente”.
Nicho ecológico
Nicho ecológico é o modo de vida de cada espécie no seu habitat. Representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução, ou seja, como, onde e à custa de quem a espécie se alimenta, para quem serve de alimento, quando, como e onde busca abrigo, como e onde se reproduz. Numa comparação clássica, o habitat representa o “endereço” da espécie, e o nicho ecológico equivale à “profissão”.
Habitat
Habitat é o ambiente no qual habita uma população ou uma espécie. É o espaço que reúne as condições adequadas para que uma espécie possa residir e reproduzir-se, perpetuando sua presença em tal meio.
Fluxo de energia
Fluxo de energia é uma análise quantitativa de energia que flui em determinada cadeia alimentar, geralmente medida em joule/m².
Biodiversidade
Biodiversidade é a variedade de formas de vidas no planeta, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e os complexos ecológicos do qual fazem parte, além da diversidade dentro das espécies, entre espécies e ecossistemas.
Bioma
Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres.
Biosfera
Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.
Biomassa
Biomassa é a quantidade total de matéria