Biologia
Ocorrem basicamente dois tipos de mecanismos reprodutivos:
- Reprodução sexuada ou gâmica: ocorre sempre na presença de células especializadas chamadas gametas, que se unem para formar a célula ovo ou zigoto (primeira célula do novo indivíduo).
- Reprodução assexuada ou agâmica: ocorre na ausência de gametas, onde um indivíduo origina outros idênticos a ele.
3- Evolução: são modificações que ocorrem nos organismos vivos, promovendo, ao longo do tempo, a formação de novas espécies.
4- Metabolismo: é o conjunto de reações químicas responsáveis pela elaboração (síntese) e degradação da matéria pelos organismos. Assim, podemos afirmar que o metabolismo constitui dois processos:
ANABOLISMO
Processo de degradação de substâncias, liberando energia necessária à realização das funções vitais.
CATABOLISMO
Processo de síntese de substâncias utilizadas para o crescimento e reparação de perdas pelo organismo
7- Crescimento: É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido à incorporação e transformação dos alimentos, como conseqüência da nutrição, do metabolismo e da multiplicação celular.
Alto grau de organização
A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria sem vida. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e, às vezes, cristais, nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células.
Hereditariedade
A capacidade de deixar alguma herança genética para os descententes. Isto é muito importante para a evolução, pois se não houvesse esta herança, todo organismo teria de se readaptar ao ambiente, "aprender" tudo denovo. Com a hereditariedade, as coisas ficam mais fáceis. Exemplo: informações genéticas sobre como combater certas doenças (ou as