biologia
O corpo fala, e a dança é uma prova disso.É no corpo que tudo acontece, e a dança nele reside , expressa sua plasticidade, flexibilidade, adaptabilidade e complexidade.
Há na dança a constante possibilidade da presença do agora, da entrega, e quem com ela se cria, se desenvolve, sabe que haverá sempre um meio de estar feliz e de ter contato ou resgate direto do espírito livre, tranqüilo e feliz de uma criança.
A beleza da dança na primeira infância é que ao mesmo tempo em que ela é uma expressão corporal de cada ser, é também uma expressão cultural.
A dança é uma expressão espontânea e natural do ser humano, que em seu processo de evolução precede a fala.
A criança tem um gosto natural pelo movimento, muitas vezes dançam até mesmo antes de andar, por que faz parte do intuitivo.
Segundo o Referencial curricular nacional para educação volume 3, o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez mais controle de seu corpo, se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo, diz o documento.
O Referencial também da sua contribuição a essa forma de ver e inserir o movimento nas praticas escolares.
Movimentando-se as crianças expressam seus sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo dos gestos e posturas corporais.
O movimento portanto é mais do que simples deslocamento do corpo, constitui uma linguagem que permite as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio do seu teor expressivo.
É por isso que a dança nesta idade não é apenas uma atividade lúdica pois contribui de forma efetiva nesses aspectos, já que além de divertir, a criança socializa-se gradualmente.
Como a dança explora o desenvolvimentos motor e cognitivo da criança, quanto mais cedo iniciar uma atividade regular, maiores serão as