biologia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
ALUNAS: MARINA DE SOUZA LIMA
FICHAMENTO
SÃO CRISTOVÃO
2013
1. Identificação do artigo:
Autores: Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos, Lilian Paglarelli
Bergqvist, Francisco Pinheiro de Lima Filho, Marcela Marques Vieira Pereira.
Titulo: Feições tafonômicas observadas em fósseis pleistocênicos do Rio Grande do Norte
Ano de publicação: 2002
Nome da revista: Revista de Geologia
Volume: 15
Número: Página Inicial: 31
Página Final: 41
2. Resumo:
Os estudos tafonômicos são de enorme importância para o entendimento dos fatores relacionado ao transporte, deposição e diagênese dos fósseis, e a aplicação de seus princípios permite tratar de forma unificada todos os processos envolvidos na acumulação de restos orgânicos.
Essa abordagem é de natureza ampla, porque permite que o fóssil seja analisado dentro de um âmbito que envolve o conhecimento biológico, geológico, paleoecológico, além de uma grande escala de tempo, as possibilidades de aplicação de tafonomia em paleontologia torna-se quase ilimitada.
Os fósseis pesquisados foram extraídos nos municípios de Antônio Martins,
Barcelona, Rui Barbosa e Apodi. E é nesses locais que se situam afloramentos de idade cenozoica, constituídos por depósitos de aluviões e lacustres do tipo
“tanque”. Estes têm sido considerados “formações”, porém na realidade não apresentam definição de litologia, do conteúdo fossilífero de limites, de seçãotipo e idade, o que torna impossível o seu mapeamento.
A origem dos fósseis nos depósitos foi o maior problema a ser solucionado, pois há suposições que se referem a animais sedentos que se jogavam dentro dos depósitos, de onde não havia possibilidade de saída, ou ainda aqueles que ficavam presos e também os que morriam nas proximidades e eram carreados para o interior dos depósitos. Porém o material coletado não se encaixa com as suposições. Há também