Dossie jango
Economia Brasileira Contemporânea I
Professor José Guedes jpguedesp@gmail.com
Resenha do Filme: Dossiê Jango.
O Documentário Dossiê Jango trata da vida política do ex-presidente Jango desde a sua eleição como vice-presidente de Juscelino até a sua morte no exílio na Argentina.
O filme trata pouco da politica econômica e foca muito nas entraves políticos que levaram primeiro ao golpe que o tirou da presidência da república e depois de seu suposto assassinato.
Podemos analisar as semelhanças entre o governo de Jango e o do Segundo Getulio, o fato de ser bem avaliado pelo povo, do carisma, sendo mais votado do que o Juscelino. As reformas de base propostas por ele, e que nunca saíram do papel, como a Reforma agrária, boa parte disso deveria ter sido feito antes, mas em virtude das dificuldades políticas e econômicas não puderam ser feitas.
O Brasil havia tido bons momentos, com o governo do segundo Getulio, e depois com JK, várias ações foram feitas. No próprio documentário há uma referência a situação do povo brasileiro, como estava em um bom momento, nas artes (com a Bossa Nova), o futebol (tínhamos acabado de sermos bicampeões do mundo). O brasileiro passou a se conhecer melhor e o sentimento geral era de bem estar e fé no futuro. Porém, de forma parecida como foi o suicídio do Getulio, pressões de setores da sociedade que não estavam contentes com essas propostas mais voltadas para o social, foram de encontro ao temor que os EUA tinham por causa de Cuba e da Guerra Fria. Achando se tratar de um comunista, os EUA com a ajuda dos militares aramou o golpe que o tirou do poder.
Depois disso o documentário segue com uma teoria de que o agora ex-presidente era perseguido e provavelmente assassinado, junto com muitos outros personagens dessa história. Os argumentos são bem sólidos e levam a crer que realmente houve algo de estranho nesse momento.
O fato é que esse momento da história brasileira foi dramático e