Biologia
As florestas tropicais são uma reserva natural de diversidade genética que oferece uma rica fonte de plantas medicinais, alimentos de subsistência, e outros produtos florestais úteis.
Apresentam um importante papel na regulação global do clima, mantendo a regularidade das chuvas. Armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir oxigênio para o mundo.
LOCALIZAÇÃO
Encontrada em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico. Situado na faixa equatorial da Terra, ou seja, estão concentradas próximas à linha do Equador, entre os tropicos de Câncer e Capricôrnio. Presentes na Àfrica, Ásia, América central e sul e Austrália.
CLIMA
É quente e úmido. A temperatura média anual é sempre em torno de 20º C, elas ficam em média entre 21 a 32ºC, e a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm. O clima estável se dá devido à posição central dessas florestas no globo e por estarem localizadas perto da linha do Equador, recebem quase o mesmo tanto de luz solar e de calor o ano todo. Este clima desempenha importante papel na variedade da selva, pois como regra geral, a diversidade e ecossistemas aumentam com a quantidade de energia solar e com a maior quantidade de água.
HIDROGRAFIA
Possuem os maiores rios do mundo por causa da enorme quantidade de chuva.
Todos os rios possuem aparência turva, devido o transporte de sedimentos na água.
SOLOS
Pouco férteis. Constituídos de camada de areia que facilita a infiltração rápida da água ou argila vermelha, chamada de lateritas. Quando este solo é desmatado, sofre erosão rápida. Em geral, os solos são deficientes em minerais. A maior parte de Nitrogênio, fósforo, cálcio e de outros nutrientes que ao invés de ficarem no solo, fixam-se nas plantas, ou seja, estão na biomassa, a massa dos animais e plantas.