BioLogia
A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal conceber depois de, pelo menos, um ano de relacionamento sexual regular sem qualquer protecção, ainda que o diagnóstico possa ser encontrado mais cedo, no caso de disfunção evidente. Infertilidade não é, contudo, sinónimo de esterilidade (incapacidade definitiva de conceber).
Na verdade, a maioria dos casais que tem dificuldade em engravidar não é estéril, mas apenas infértil ou sub-fértil, isto é, apresenta uma capacidade reduzida de conceber espontaneamente, de forma natural, podendo, contudo, vir a ter filhos através de ajuda médica.
A infertilidade pode ainda manifestar-se apenas após o nascimento do primeiro filho, dificultando a concepção de um segundo ou mais filhos. É a chamada infertilidade secundária.
http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/casal-e-gravidez/artigos-gerais/infertilidade.html
A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos orgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem Menstruações muito dolorosas e/ou com grande fluxo
> Menstruações irregulares
> História clínica de gravidez ectópica
> História clínica de aborto espontâneo
> História clínica de cirurgia abdominal
> História clínica de doenças sexualmente transmitidas, como por exemplo gonorreia ou infecção por Chlamydia
> Existência de dores durante as relações sexuais
No Homem
> História clínica de papeira, com afectação dos testículos
> Na infância os testículos não desceram e foi necessário uma intervenção cirúrgica para corrigir essa situação
> História clínica de doença sexualmente transmitida (mesmo que actualmente não a tenha)
> Existência de problemas sexuais, como por exemplo ejaculação