biologia
Pesquisa
Peixes
Trabalho apresentado como requisito parcial para Avaliação da 4ª Unidade da disciplina Biologia, sob a orientação da Professora Rute.
Salvador
Outubro/2012
TRABALHO SOBRE PEIXES
TURMA IIº ANO C
COMPONENTES DA EQUIPE
Juliana Joyce
Fernanda Gabriela
Gabriele Santana
Diogo Assis
Matheus Lima
Hilaro keyser
Introdução
Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água. Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras). De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos, osséos e cartilaginosos. Uma curiosidade os peixes-elétricos conseguem produzir corrente elétrica através de músculos especiais que possuem no corpo. A maioria produz uma corrente elétrica de baixa potência, porém, existem espécies que a eletricidade gerada pode afetar um homem. Existem, aproximadamente, vinte espécies de peixes-elétricos no mundo.
Sistema digestório
Nos peixes, o alimento é ingerido pela boca e sofre um inicio de uma trituração no esófago. A trituração dos alimentos é feita essencialmente no estômago e, em muitas espécies, em divertículo em forma de dedo. Estes