Biologia
Curitiba, 18 de novembro de 2013.
Nomes: Julia Sprada nº17 1º ano D Mariana Lopes nº24 Victória Walek nº46
Trabalho de Biologia
Células Tronco
Curitiba, 2013
3º trimestre/ Biologia
Sumário
Introdução
Desenvolvimento da pesquisa
Conclusões Gerais
*INTRODUÇÃO
A primeira experiência com células-tronco no mundo, foi em 1930 quando HANS SPEMANN e JACQUES LOEB (Alemanha)– com óvulo fecundado de girino, (célula-tronco) conseguiram gerar dois girinos separando a primeira divisão de um zigoto. Fizeram também com a segunda divisão, com 4 células-tronco (1938).
O que são células tronco?
São células que ao se multiplicarem têm a capacidade de dar origem a todos os tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por essa característica, as células-tronco são capazes de regenerar órgãos e tecidos, promovendo a recuperação dos mesmos. No futuro espera-se poder recuperar órgãos inteiros com células-tronco.
Entenda como funciona...
Quando um espermatozóide penetra no óvulo, iniciando a fecundação, o DNA do pai liga-se ao DNA da mãe, e juntos vão formar uma nova célula (zigoto), que através de suas divisões formará um novo ser humano. Esta primeira célula, é indiferenciada sem qualquer característica tecidual definida, e se chama célula-tronco.
Durante cinco dias, estas células, se dividem apenas em novas células-tronco (em torno de 120 células), e a partir daí, começa uma intensa divisão celular, onde as células-filhas apresentam características definidas e começam a formar os diferentes tecidos (330 tipos) que formam um ser humano.
Portanto a célula-tronco, é chamada também de célula-mãe ou progenitora, pois é dela que derivam os 4 trilhões de células que formam um bebê em seu nascimento.
Este processo, que gera as células especializadas