biologia
- a evolução, organização e método de estudo das células de procariontes e eucariontes;
- citoesqueleto e citossol;
- vacúolos e inclusões;
- cílios e flagelos;
- membranas, suas especializações;
- permeabilidade celular;
- organelas – ribossomos, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, centríolos, lisossomos, mitocôndria, cloroplastos (nas células vegetais);
- núcleo, nucléolo e envoltório nuclear;
- ácidos nucleicos;
- moléculas de adesão;
- diferenciação e interação celular;
- divisão (mitose e meiose);
- microscopia, envolvendo técnicas de preparação e estudo desse material biológico e uso de microscópios ópticos e eletrônicos.
Essas temáticas, dentre outras, permitem o estudo destas unidades estruturais, presentes em todas as formas de vida existentes, tanto uni quanto pluricelulares.
A membrana celular exerce um papel importante no que se diz respeito à seletividade de substâncias - característica esta chamada permeabilidade seletiva. Neste processo, elas podem ser:
- impedidas de atravessar o espaço intra ou intercelular;
- transportadas, mas com gasto de energia (transporte ativo);
- transportadas, sem gasto de energia (transporte passivo).
No transporte passivo, temos a difusão simples, difusão facilitada e osmose. Neste contexto abordaremos apenas as duas primeiras, que ocorrem a fim de igualar a concentração intra e extracelular.
Difusão simples
Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores. Trocas gasosas entre o sangue e tecidos é um exemplo desse tipo de transporte.
Difusão facilitada
Há o auxílio de proteínas de membrana, denominadas permeases. Estas possuem