BIOLOGIA
Platelmintos
Platelmintos são animais do filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins, verme), pertencente ao reino Animalia. São considerados vermes, tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos.
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados.
Doenças causadas por platelmintos
•Esquistossomose
•Teníase é a doença causada por ténias
•Cisticercose
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS
ESQUISTOSSOMOSE
É uma doença causada por espécies do gênero Schistosoma. Dependendo da espécie, o verme aloja-se nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino, ou do fígado.
SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A doença tem uma fase aguda, em que a pessoa portadora apresenta manifestações como coceiras e dermatites, febre, tosse, diarréias, enjôos, vômitos e emagrecimento. A fase crônica pode durar vários anos. Nessa fase podem ocorrer prisão de ventre. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento de fígado e cirrose, aumento do baço, hemorragias provocadas por rompimentos de veias do esôfago, e barriga-d'água.
Existem algumas drogas terapêuticas capazes de matar o verme no organismo humano, mas a melhor maneira de combater é a prevenção, que pode ser feita das seguintes maneiras:
- impedindo que os ovos dos esquistossomos, presentes nas fezes, contaminem rios, lagos e açudes, para isso é preciso construir