Anatomia Ossos
A - Pela posição topográfica: Ossos axiais, Ossos apendiculares, Ossos viscerais
B - Segundo a predominância de uma das dimensões (comprimento, largura e espessura), sobre as outras: Osso longo,Osso curto, Osso laminar, Osso irregular, Osso pneumático, Osso sesamóide
Elementos descritivos da superfície dos ossos
Saliências, depressões e aberturas
Saliências articulares: cabeça, côndilo, raiz de implantação dos dentes.
Depressões articulares: fossa, cavidade glenóide e etc.
Saliências não articulares: borda,crista, processo, trocanter, tubérculo. etc
Depressões não articulares: fossa, fosseta, sulco, cavidade, etc.
Periósteo: lamina de tecido conjuntivo é fundamental para o crescimento e recomposição do osso. medula óssea: tecido conjuntivo, localizado no interior de alguns ossos produtor de células sanguíneas imaturadas, células adiposas e macrófagos.
Relações com os elementos vásculo-nervosos
Classificação dos ossos
O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
No interior da matriz óssea existem espaços chamados lacunas que contêm células ósseas chamadas osteófitos. Cada osteófito possui prolongamentos chamados canalículos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalículos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalículos e lacunas em toda a massa