biologia
Enzimas são substâncias que aceleram as reações químicas de um organismo. Por sua vez, enzimas são proteínas, mas nem todas as proteínas são enzimas. Atraves dos catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto.
1) Defina os componentes químicos adicionais de que algumas enzimas precisam para ter atividade: cofator, coenzima. Defina as nomenclaturas grupo prostético, apoenzima e holoenzima.
Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas que podem ser necessárias para a função de uma enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa. A fração protéica de uma enzima, na ausência do seu cofator, é chamada de apoenzima. Enzima + Cofator, chamamos de holoenzima.
Coenzimas são compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas, que atuam em conjunto com as enzimas. Podem atuar segundo 3 modelos: - Ligando-se à enzima com afinidade semelhante à do substrato. - Ligando-se covalentemente em local próximo ou no próprio sítio catalítico da apoenzima. - Atuando de maneira intermediária aos dois extremos acima citados.
Classificação e nomenclatura das enzimas
A comissão de enzimas (CE) da união internacional de bioquímica coloca todas as enzimas em seis grandes classes, cada uma delas comportando subclasses conforme o tipo de reação catalisada. A cada enzima é assinalado um numero classificatório de quatro dígitos de um nome sistemático .