biologia
Extracção de DNA de Células Vegetais
Trabalho Elaborado Por:
Francisco Condesso, Nº20 – 11ºA
Trancoso, 7/10/2013
Introdução Teórica
O ácido desoxirribonucleico, ou seja, o DNA ou AND, é uma molécula formada por duas cadeias nucleótidos, em forma de dupla hélice.
As moléculas de AND possuem as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, incluindo alguns vírus.
O ADN tem como principal objectivo armazenar as informações necessárias para a formação de proteínas. Isto quer dizer que é através da síntese de proteínas que se exprime a informação genética e as proteínas sintetizadas condicionam as características dos indivíduos. Os segmentos de AND responsáveis por carregar informação genética designam-se por genes.
O restante da sequência do ADN está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Do ponto de vista químico, o AND é um polímero constituído por nucleótidos, cujo cerne é formado por açúcares e fosfato intercalados por ligações covalentes do tipo fosfodiéster. Estas ligações formam-se entre o grupo fosfato r os carbonos 3’ e 5’ das pentoses.
As cadeias de nucleótidos desenvolvem-se em sentidos opostos designando-se de cadeias antiparalelas. As zonas mais exteriores da dupla hélice, são formadas pelo grupo fosfato e a desoxirribose, já a parte mais interior é formada por bases azotadas. A ligação entre as duas cadeias faz-se através de pontes de hidrogénio estabelecido entre as bases azotadas havendo complementaridade (a adenina só emparelha com a timina através de duas pontes de hidrogénio e a guanina só emparelha com a citosina através de três pontes de hidrogénio). Por este motivo, dizemos que as bases são complementares.
Toda a informação precisa para dar origem a um organismo está o ADN. A molécula de ADN fornece instruções para imensos processos celulares que estão sempre a ocorrer durante a vida de um organismo.
Para