Biologia
- Amazônia: A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo, é 40% do território brasileiro, a diversidade biológica dessa floresta é a maior do mundo.
- Mata atlântica: é uma floresta tropical, é do Rio grande do norte até o sul do país, em montanhas e planícies litorâneas, e está apenas 7% do que já foi. Nela nascem diversos rios que abastecem cidades e metrópoles brasileiras.
- Caatinga: Ocupa 11% do território brasileiro, ocorre na região nordeste, onde as chuvas são mais irregulares. Um dos mecanismos de proteção, contra a perda de água é a redução de folhas e espinhos.
- Campos cerrados: Ocupa 25% do território e é o segundo maior bioma brasileiro, ocorre na região centro-oeste, o clima é bem quente com estação de seca bem rigorosa e chove bem pouco. O solo do cerrado é considerado útil desde que o corrija corretamente.
- Campo sulino: O campo sulino ou pampa ocorre no sul do Brasil, com uma vegetação hebácea, propícia a criação de gado.
- Pantanal: Abrange os estados de Mato Grosso do sul e Mato grosso, mesmo nos meses mais secos, regiões permanecem alagadas.
Hábitat: Lugar que um organismo ocupa no ecossistema, a descrição de seu modo de vida é o seu, nicho ecológico.
Componentes abióticos: Sem vida, como a água, ar, etc. Biótopo é a soma de tudo.
Componentes bióticos: Seres vivos, como animais, plantas. Biota ou biocenose é a soma de tudo.
Níveis tróficos: Começa com o produtor, depois o primário e o secundário, terciário e quartenário são seres heterótrofos.
Pirâmide de números: Por exemplo, são necessárias 5000 plantas para alimentar 300 gafanhotos.
Pirâmide de biomassa: Quantidade de matéria orgânica nos ecossistemas ou em cada nível trófico
Interações entre indivíduos da mesma população: intraespecíficas.
Interações entre indivíduos de população diferente: interespecíficas.
Interações intraespecíficas podem ser harmônicas, como sociedade (cooperação entre indivíduos) ou colônia (associação entre