Biologia
Durante o período de estágio de Enfermagem em Fundamentos de Enfermagem que ocorreu em 30/04/12 a 24/05/12 várias atividades foram executadas pela professora Rafaelly dos Santos Siqueira onde a mesma teve total dedicação em transmitir as atividades a serem exploradas durante o estagio dentre elas: Posicionamento do técnico de Enfermagem, verificação dos sinais vitais, administração de medicação prescrita (VO, IM, EV), dietas hospitalares, curativos, cuidados de aasepsia, eliminações conforto físico e etc. Todas as atividades ministradas foram de suma importância para enriquecer nosso conhecimento.
2.1 DIETAS HOSPITALARES.
O termo dieta corresponde à alimentação seguida por um indivíduo ou grupo de indivíduos. As dietas são elaboradas com o objetivo de atender às necessidades nutricionais, considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas e, em situações hospitalares, deve estar adequada ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida. As dietas se dividem em:
VALOR NUTRITIVO: De acordo com o seu valor nutritivo, as dietas hospitalares classificam-se em três tipos: livre, carente e excessiva.
Dieta livre é ministrada nos casos em que o paciente pode receber qualquer tipo de preparação culinária e os alimentos mais variados, de acordo com sua tolerância. É normal em quilocalorias e nutrientes, sem restrições, preenchendo todos os requisitos de uma dieta racional.
Dieta carente apresenta taxas de nutrientes ou de quilocalorias abaixo dos padrões aceitos como normais. Seu prefixo é hipo.
A dieta excessiva apresenta taxas de nutrientes ou de quilocalorias acima dos padrões aceitos como normais. Seu prefixo é hiper.
VALOR QUANTITATIVO: As dietas hospitalares com base na quantidade de nutrientes e quilocalorias são: superalimentação, dietas com aumento parcial de nutrientes ou quilocalorias e