Ciencias contabeis
A história da contabilidade no Brasil iniciou-se apartir da época colonial. representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530.
De 1500 até 1822,ano em que foi proclamada a Independência do Brasil pelo príncipe regente D.Pedro I,o Brasil não passou por grandes avanços, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.
Em 1702 foi criada pelo governo a intendência de minas que tinha como missão dirigir a exploração,fiscalizar e cobrar tributos em todas as capitanias onde houvesse mineração.É dessa época o estabelecimento do pagamento da quinta parte(o quinto) da extração como taxação sobre o ouro.Para melhorar a cobrança de tributos e tentar evitar sonegação dos impostos,cuja carga era alta para os mineradores,foram criadas as casas de fundição e da moeda em vila rica,no ano de 1719,onde o ouro era fundido e cunhado.
Outro fato marcante foi o Código Comercial Brasileiro estabelecido no período da República, no ano de 1850 pelo Imperador D. Pedro II, com intuito de regulamentar os procedimentos contábeis, impondo às empresas a fazer escrituração dos livros, mostrando os fatos patrimoniais,
Após a proclamação da republica uma serie de eventos influenciou o desenvolvimento da contabilidade no Brasil,dentre eles a criação de um curso regular que oficializava a profissão contábil pelo grêmio dos guarda-livros de são Paulo, O guarda-livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade, era um profissional ou empregado incumbido de fazer os seguintes trabalhos da firma: elaborar contratos e distratos, controlar a entrada e saída de dinheiro, através de pagamentos e recebimentos, criar correspondências e fazer