biologia
O serviço de esgotamento sanitário é o que tem menor presença nos municípios e nos domicílios brasileiros. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, de 2000, dos 5.507 municípios existentes no Brasil, apenas 52,2% dispunham de algum tipo de serviço de esgotamento sanitário, independentemente da extensão da rede coletora. A situação do país ante o saneamento básico não mudou muito entre a data em que a pesquisa foi a campo e o momento atual, segundo o IBGE.
Os tipos de esgoto
- Domésticos são os esgotos gerados nas residências, escolas e comércio em geral, e provenientes das privadas, pias de cozinha, máquinas ou tanques de lavar roupa e demais águas servidas das edificações, que se destinam à rede pública de coleta.
- Industriais são os esgotos provenientes das indústrias, estejam elas localizadas nas zonas urbana ou rural, não considerados aqui os esgotos oriundos dos vasos sanitários das mesmas.
- Agropecuários são os esgotos gerados nas atividades agrícolas, tais como a criação de animais (fezes de bois, cavalos, porcos, aves, etc.) e do processamento industrial da cana-de-açúcar para a produção de álcool combustível que gera o vinhoto, um dos maiores poluentes conhecidos.
- Hospitalares são os efluentes de hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios e outras unidades de saúde que possam gerar águas servidas contaminadas com germes patogênicos.
Consequências do esgoto a céu aberto
São muitas as consequências entre elas :
Odores: Quando es esgotos domésticos ficam