Biologia
O novo tempo exige um perfil diferenciado do educador e do aluno, então urge aprender a “aprender e a ser”. Ter um sonho e fazer todo o possível para torná-lo realidade. Acreditar em seu potencial de realização e lutar para que este se torne possível. Entender que a vida e cheia de oportunidades. Expectativa que abre em termo de polemica sobre o papel da didática na formação dos educadores brasileiros, de reformulação teórica alimentada por um referencial critica, o qual explicita o compromisso político chamando os professores para esse engajamento.
Num período pós ditadura este intento marcou a educação no sentido de superar a educação tecnista e politizar o pensamento pedagógico numa direção critica e reflexiva, e um compromisso político com a transformação social trazida em luta pela democratização da escola publica, é possível afirma que este referencial na didática esta sendo abandonado, porque ultrapassado, superado e substituído por outro, com novas temáticas que não se propõem a enxergar as contradições sociais nem criticar os mecanismos produtores dessas contradições sociais, nem criticar os mecanismos produtores dessas contradições, nem ira propor alternativas inovadoras para a pratica pedagógica nas escolas.
Os saberes docentes são um conhecimento predominante na formação continuada do professor, por que da afirmativa que a pratica docente experiencial. Dessa forma os saberes docentes constituem um conjunto de interações sociais que se cruzam e buscam compreender o meio social como espaço de trabalho educativo, que ajuda a explicar o trabalho no processo produtivo e nas dimensões político econômicas, e gera novas