Estagio de danilo
“NINGUÉM PODE CONSTRUIR EM TEU LUGAR AS PONTES QUE PRECISARAS PASSAR, PARA ATRAVESSAR O RIO DA VIDA – NINGUÉM, EXCETO TU, SÓ TU"
SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2007
Relatorio do estagio de observação
Introdução
“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisaras passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu”. (Nietzsche apud Meyer, 2007).
Este trabalho é o relato do meu estagio de observação, que ocorreu no período de 26/03 à 17/05/2007, durante o meu quinto semestre no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). No inicio do semestre a professora da disciplina Pesquisa e Estagio, Joelma Bispo, nos pediu para redigir um texto com nossa opinião sobre o que seria docência, na época escrevi:
“Docência é o ato de educar, não apenas no sentido de mediar o educando com o conhecimento sócio-historicamente construído, mas também educar como ser humano para que ele possa construir seus valores e sua identidade.”
Acredito que a educação – em especial a educação escolar – não deve ser uma fabrica de formar seres iguais. A educação deve propiciar aos indivíduos meios para a construção de sua identidade, e isso só será possível se esse educador tiver definido sua identidade profissional. Selma Garrido Pimenta (2000) aponta a importância de construir a identidade profissional do educador, não como imutável, pois a profissão docente tem um caráter dinâmico como pratica social. Para ela é na leitura critica da profissão diante das realidades sociais que se buscam os referenciais para modificar a identidade profissional.
Ainda não exerço a profissão docente, por isso este estagio é a primeira ponte que construo para formar a minha identidade profissional. Dessa forma este relatório traz pontos importantes que observei na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Espaço não-formal de educação. Pontos necessários para construção da minha identidade profissional.
Educação Infantil
A