Funçoes do sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na Medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico. O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).
Podemos encontrar os mesmos componentes básicos do sangue em anfíbios, répteis, aves e mamíferos (entre eles, o ser humano).
Sangue venoso é o sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono, que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar.
O termo sangue venoso não significa sangue que circula nas veias, mas sim sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
O sangue que circula nas veias pulmonares é arterial - rico em oxigênio
O sangue venoso se localiza em um dos atrios e o outro se localiza o sangue oxigenado * As células do organismo consomem oxigênio no processo de obtenção da energia necessária para seu funcionamento. * Quando o sangue rico em oxigênio (arterial) passa pela proximidade destas células, através dos capilares, por difusão este oxigênio passa àquelas células.
A menor quantidade de oxigênio muda as características físicas do sangue, passando o mesmo de vermelho vivo para uma tonalidade arroxeada, tanto mais intensa quanto menos oxigênio residual esteja presente. * O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração o átrio direito, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares. * Nestes últimos o oxigênio do ar respirado,