biologia e suas ciencias
http://www.alunosonline.com.br/biologia/teia-alimentar.html http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar4.php http://www.osignificado.com.br/teia-alimentar/ http://filipedebarros.wordpress.com/2009/04/08/teias-alimentares/ http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia6.php http://professoraugustomw.blogspot.com/2008/08/exerccios-complementares-de-ecologia-i.html http://www.cdb.br/prof/arquivos/75094_20090514102923.pdf
Teias alimentares
Foi mostrado que a cadeia alimentar é a representação linear das relações alimentares que envolvem alguns seres vivos. Nela, há:
- o produtor: organismo autotrófico, que sintetiza seu alimento através de fontes não orgânicas. Geralmente se trata de um organismo fotossintetizante, tal como uma planta ou alga;
- o consumidor primário: geralmente herbívoro, que se alimenta do produtor;
- o consumidor secundário: geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor primário;
- o consumidor terciário: geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor secundário;
- os decompositores: organismos heterotróficos que se nutrem de matéria morta, resíduos e excreções oriundos de todos os organismos que compõem a cadeia.
Cada um desses grupos, exceto o último, corresponde a um nível trófico. Os produtores pertencem ao primeiro nível trófico; os consumidores primários, ao segundo; os secundários, ao terceiro, e assim por diante.
Exemplo genérico de cadeia alimentar:
Dessa forma, em um ecossistema, o que temos é o conjunto de várias cadeias alimentares, interligadas. A essa representação, damos o nome de rede ou teia alimentar. Ela é denominada assim provavelmente porque na sua representação gráfica as setas se entrelaçam, tais como teias de aranha.
Dependendo do contexto em que se apresenta na teia alimentar, o mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes.
Quando comemos uma maçã, por exemplo, ocupamos o papel de