Biologia Sanit Ria
Departamento de Ciências Biológicas
Bacharelado em Biologia Sanitária
Trabalho Final da Disciplina Biologia Sanitária e Ambiental (BIO 802)
Professor Luciano Mendes Souza Vaz
Discente: Daniele Tamires Guimarães Carneiro
Introdução
Foi dado como avaliação final este trabalho tendo o objetivo principal exercitar a capacidade de tomada de decisões e interpretação das diversas realidades que poderemos vivenciar em nossa lida profissional. Passa-se no município de Amarante é um cenário fictício construído com base em uma seleção de fatos e acontecimentos reais. Trazendo diversos cenários tais como: Zonas Agrárias, Urbanas, Tribos Indígenas, ETA, ETE, Aterro Sanitário enfim uma complexidade que abrange o que seria um município completo fazendo referência há uma realidade que se faz presente em algumas regiões do país.
Existem Códigos do Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal, Estadual e Federal para a administração da qualidade ambiental, proteção, controle e desenvolvimento do meio ambiente e uso, adequado dos recursos naturais. Cabe ao gestor público aplica-lo nas futuras construções ou tentar adequar as antigas construções às normas estabelecidas por esse código.
Questionamentos:
Problema 1: Levantar as causas dos Parasitos que têm índice acima de 30%, apresentando de estratégias mensuráveis intervenção na Aldeia para erradicação de cada espécie, lembrando o respeito e a preservação dos aspectos culturais. Avalie o porquê de índices poliparasitismo de unidade por indivíduos.
As causas parasitárias são basicamente as mesmas por ingestão de água ou alimentos contaminados e a precariedade de saneamento básico. A contaminação por Ascaris lumbricóides ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos. Quando as condições de higiene e de saneamento básico favorecem o contato desses ovos com a terra, a água, e com alimentos que são ingeridos. Os Ancilostomídeos contaminam por penetração das