biologia moluscos
São animais triblásticos, apresentam clivagem espiral determinada, celoma esquizocélico (embora o celoma seja reduzido nos adultos), simetria bilateral e deuterostômio.
Corpo mole, viscoso e não segmentado, constituído basicamente de três partes distintas: cabeça, massa visceral e pé, diversamente modificados e geralmente encerrado numa concha calcária com 1, 2 ou 8 valvas. O corpo é normalmente curto e parcialmente ou totalmente envolvido por uma formação carnosa da parede do corpo, denominada manto ou palio. -> Cabeça: Evidente na maioria, apresenta-se indiferenciada em bivalves e scaphopoda. Apresentam: A. Tentáculos: Presentes em gastrópodes (1 ou 2 pares) e em cefalópodes (número grande e variável de tentáculos).
B. Olhos: Presentes em alguns grupos. Nos gastrópodes podem aparecer no ápice (Stilomatóforos) ou na base (basomatóforos) dos tentáculos. Os cefalópodes apresentam 1 par bastante desenvolvido, provido de córnea, cristalino e retina, com estrutura semelhante aos olhos dos vertebrados, confere a estes animais excepcional acuidade visual. Os bivalves pectinideos apresentam olhos simples nas bordas do manto.
C. Boca: Pode ser nua ou guarnecida por palpos labiais. Pode aparecer uma tromba ou probóscide ou ainda um estilete perfurante entre os carnívoros. A maioria comporta fileiras transversais de diminutos dentes – a rádula –com função raspadora (ausente nos bivalvia). Os filtradores ostentam dois sifões, originados de pregas do manto e provido de tratos ciliares que proporcionam a corrente ventilatória de entrada e saída de água na cavidade do corpo; nestes a boca abre-se na cavidade do corpo. -> Pé: Órgão muscular que apresenta sob forma de sola nos quítons, neopilinas e gastrópodes; em forma de lâmina de machado nos bivalves; transformando em nadadeiras em cefalópodes e aplísias e ainda dar origem a sifões e tentáculos. As neomenias têm o pé bastante reduzido. Espécies fixas geralmente apresentam o pé