biologia fim
Um grande número de extinções em massa do passado foram atribuídas com grande certeza a mudanças climáticas globais. Devido à grande rapidez da atual mudança do clima, torna-se simplesmente impossível para a maioria das espécies adaptar-se pelas maneiras usuais (migrando, por exemplo). As mudanças globais são abrangentes demais e estão ocorrendo muito rapidamente. ********************************************************************************************************************************************************************************************
Os seres humanos estão modificando o meio ambiente de todo o mundo. No passado, áreas enormes de florestas temperadas foram derrubadas na Europa, Ásia e América do Norte para se produzir madeira, ou dar lugar a agricultura e urbanização. Hoje, a linha de frente está nas florestas tropicais. Introduzidas pelo homem, espécies invasoras concorrentes e predadoras estão aumentando exponencialmente; a superexploração de peixes e a caça de animais para alimentação, a ponto de exauri-los, continua sendo aregra o invés da exceção.
O que tem determinado isso é o fato da população ter crescido a ponto de ser hoje 6 vezes maior, e a economia ser hoje 50 vezes maior que em 1800. Os grandes avanços modernos do ser humano foram conquistados às custas da exploração do meio ambiente. Hoje, cerca de 83% da área continental da Terra está sob influência direta do ser humano, e nós dominamos completamente 36% da superfície bioprodutiva. Metade do escoamento natural de água doce é hoje desviada para uso humano. Atividades econômicas humanas estão convertendo mais nitrogênio em suas formas reativas do que todos os processos naturais do planeta juntos. Processos industriais e agrícolas estão causando um acúmulo contínuo de gases estufa na atmosfera, alcançando níveis sem precedentes nos últimos 800.000 anos, e possivelmente muito mais.
O domínio humano já se estende por todo o