Biologia em serviço
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados, formado por uma porção celular de natureza diversificada pelos "elementos figurados" do sangue que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em animais vertebrados o sangue, tipicamente vermelho, é geralmente produzido na medula óssea. Em animais invertebrados a coloração pode variar, mostrando-se em várias espécies, dada a presença de cobre e não ferro na estrutura das células responsáveis pelo transporte de oxigênio, azulado. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo. Popularmente também denomina-se por sangue o fluído com funções similares em animais não dotados de sistema circulatório fechados, a exemplo da hemolinfa nos insetos. A composição da hemolinfa é contudo diferente da composição do sangue propriamente dito.
Como explicado a cima, o sangue é um tecido liquido produzido na medula óssea vermellha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguineos dos anmais vertebrados e invertebrados. O snague é um dos trêS componentes do sistema circulatorio, os outros dois são o coração e os vasos sanguineoos.
Na composição do sangue encontramos o plasma sanguineo, responsavel por 66% de seu volume, alem ds hemácias, dos leucócitos e das plaquetas, reposnsaveis por aproximadamente 33% de sua composição, 93% do plasma sanguineo é composta por água, por isso deemos nos hidratar sempre, nos 7% restante encontramos oxigênio, glicose, gás carbônico, saias mineerais, aminoacidos, lipidio, ureis e etc.
Os globolos vermelho, também conhecidoa como hemáias ou eritrócitos, é responsavel por transportar oo oxigênio e o gás carbônico pelo corpo, e duram em média 120