Biologia dos organismos
1) Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A.
A área B, definida na questão 1, tem prioridade biológica para conservação?
R:O número de espécies é uma parâmetro da população que denominamos riqueza,essa riqueza de espécies muitas vezes é determinante na atribuição de maior ou menor biodiversidade de uma área.Na tabela se seguissemos apenas o critério de número de espécies a área B seria escolhida pois possui maior riqueza de espécies ameaçadas duas populações de araras.(arara vermelhae arara canindé),se seguirmos os critérios dos biólogos evolutivos e sistematas o argumento que certamente seria que as duas espécies de araras são aparentads entre si( que pertencem aos mesmo gênero,AraSp)que filogenicamente tem caractrísticas de uma espécie de um mesmo ramo evolutivo e de função ecológica,então alem da riqueza de espécies de abundância soma-se ao critérioda avaliação da biodiversidade e variabilidade genética.
Por isso a área B tem prioridade para conservação pois nesse caso o critério de avalição da biodiversidade não se basearia não apenas na riqueza ,mas tambem na abundância de indivíduos,variedade de habitats, manuntenção das espécies e de ecossistemas ameaçados.
CAPÍTULO 10. ENERGIA E AMBIENTE
2) Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc) e decompositores, descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária
R:Podemos descrever uma cadeia alimentar da seguinte forma:
Em primeiro lugar vem o capim que são plantas (fototróficos) que realizam a fotossíntese, portanto se alimentam de nutrientes do solo. Em seguida vêm o gado, que se alimenta do capim e que se caracterizam como animais (organotróficos), consumidores primários. Logo depois vêm o homem que se alimenta do gado, que são considerados consumidores