biologia Copia
BLUMENAU / AGOSTO
2015
Introdução
Neste trabalho ire abordar o assunto sobre Caule, Caule tem a função de suportar as folhas, os frutos, flores e tem a função de carregar substancias nutritivas para os frutos, folhas e flores.
O Caule pode ser comestível e não comestível depende de cada tipo de caule tendo sua variação. O Caule também servir de remédio, e tem muitas funções variadas. Também pode armazenar vitaminas e prestar suporte ao resto da planta.
Alguns tipos de Caule Troncos, Estipes, Colmos, Caules Trepadores, entre outros mais variados no qual iremos abordar mais adiante. Uns dos caules que servem de remédio e o alecrim, hortelã e o cipó-imbé.
Caule
Chama-se de caule o órgão condutor de seivas tanto bruta com elaborada, serve para sustenta a copa das árvores. Possui gemas de onde brota os nós, os ramos, as folhas e as flores.
Serve para: manter a planta direita e transportar água e nutrientes e substancias através de seu interior.
Função
Serve para a condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, frutos e flores, e de condução de material para orgânica das folhas para as raízes. Caules jovens têm células clorofiladas e são revestidos por uma epiderme uni estratificada, isto é, formada por uma única camada de células. Tipos de Caules:
Aéreos (contato direto com o ar da atmosfera) podem ser rastejantes, eretos e trepadores.
Subterrâneos (ficam sob o solo) podem ser tubérculos, rizomas e bulbos. Aquáticos (se desenvolvem na água, absorvendo-a através da epiderme).
Tronco: são caules desenvolvidos na parte inferior do arbusto ou arvores.
Estipes: geralmente não ramificado, apresenta um tufo de folhas é típico das palmeiras.
Colmos: são caules não ramificados, em toda a sua extensão a divisão é nítida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como o do bambu, ou cheios como no milho ou na cana-de-açúcar.
Caules trepadores: crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Algum