Biologia citogenetica
O colesterol é adquirido de duas maneiras: pode ser ingerido (é abundante em carnes, queijos, gema de ovo e gorduras de origem animal) ou pode ser fabricado pelo fígado a partir de outros lipídios. O fígado é órgão chave para controle da quantidade de colesterol: além de fabricá-lo, também o destrói, quando em excesso. Em alguns casos, no entanto, seja por excesso de ingestão de gorduras, seja por motivos hereditários, a capacidade de regulação do fígado é insuficiente, nesses casos o colesterol aumenta, com todos os riscos que isso representa.
Algumas regras parecem prudente para controlar a quantidade de colesterol, evitar alimentos gordurosos, fazer exercícios físicos regular, evitar o fumo; pessoas que têm histórico familiar devem ser mais rigorosas com as dietas e exercícios físicos.
Há dois tipos de colesterol o LDL “mau colesterol” e o HDL “ bom colesterol”, sendo a taxa total permitida de 2000mg/100ml de sangue, taxas acima de 240 mg/100ml são consideradas altas, devendo ser feitas dietas.