Biologia celular
Carmen Lúcia da Silva Marques * Jacob Alfredo Iora **
Resumo: O atletismo vem desenvolvendo-se com o objetivo clássico (sobrepujar), utilizando métodos que visam ao rendimento, desprezando a criatividade, novas formas de movimento e inserção dessas no contexto dos esportes. Este estudo caracteriza-se como descritivo, objetivando verificar o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física, a partir das práticas curriculares da disciplina de Atletismo1. Participaram da pesquisa os professores do município de Itaara-RS. Como resultado, definiram-se categorias que traçam a realidade pedagógica da educação física na escola e elaboraram-se meios e estratégias de reformulá-la, considerando as concepções pedagógicas que se alicerçam no curso de Educação Física – Licenciatura da UFSM. Palavras-chave: Esportes. Currículo. Atletismo Escolar. Educação Física e treinamento.
1 INTRODUÇÃO
Alguns autores como Kunz (1991, 1998) e Hildebrandt (1986, 2003), assim como algumas experiências1 práticas, têm demonstrado que a Educação Física escolar parece ter a obrigação de copiar o desporto de competição, típico dos clubes esportivos e que se caracteriza pelo treinamento e pela concorrência, seja nos esportes coletivos, seja nos individuais, como o atletismo. O fato de a Educação Física atender mais aos interesses dos alunos com talento esportivo pode-se
* Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: carminhahidro@yahoo.com.br ** Graduando do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: jacobiora@ibest.com.br 1 Experiência essa atribuída para a nossa vivência como aluno do Ensino Fundamental e Médio, entre outros relatos.
104 Artigos