Biologia celular
Biologia Celular é um campo científico que estuda as células. É também chamado de Citologia ou Histologia e tem como propósito analisar como funciona uma célula, suas organelas (espécie de órgão das células) e as relações entre tecidos, órgãos e seres vivos que as células possibilitam. Seu início aconteceu com a invenção do microscópio, isso porque,a partir daí, foi possível o estudo das células e, posteriormente, das organelas. Mais tarde os microscópios foram se aperfeiçoando e viraram microscópios eletrônicos. Então, com a imagem mais ampliada, as estruturas celulares de células animais, vegetais e de vírus puderam ser mais analisadas.
Existem as células animais e as células vegetais. As diferenças entre as duas são bastante acentuadas. Mas também existem semelhanças. Algumas diferenças vistas são, por exemplo, a forma da rígida da parede celular da célula vegetal, em comparação com a membrana plasmática. Apesar da célula vegetal ter essa parede semirrígida, a membrana tem menos rigidez, as duas fazem a mesma função: a proteção da célula e o controle do que entra e sai dela. Muitas outras organelas das duas células se parecem e outras divergem, é comum ver semelhanças e diferenças em ambas.
As células são as menores partes vivas presentes no nosso corpo. É a unidade responsável por formar todo o corpo humano, sendo que seu bom funcionamento significa o correto funcionamento do corpo. Existem vários tipos de células dentro do corpo humano, por exemplo. Essa variedade se explica pelo fato das células serem parte de diferentes sistemas e funções no nosso funcionamento. Existem células para o sistema digestivo, para o nervoso e outros. Isso não impede que, entre as células, existam algumas características semelhantes em todas; a presença de núcleo é um exemplo disso.
Seu pequeno tamanho não é proporcional a sua importância para qualquer ser vivo. São aproximadamente 10 trilhões de células no corpo humano. Sendo que todas