biologia celular
2-CONCEITO
A estrutura de uma célula é composta por núcleo, citoplasma e membrana citoplasmática. A membrana citoplasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum, ela seleciona quais são as substâncias que vão entrar e sair da célula, ou seja, para que as células funcionam, crescem e se multipliquem é necessário que as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar ou ,então, eliminadas do citoplasma. Outras funções estão atribuídas às membranas plasmáticas, como conservar a forma das células, auxiliando no deslocamento e transportação.
2-DESENVOLVIMENTO
3-FUNÇÕES
Graças e seus receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como por exemplo, os hormônios. A membrana e denominada umas da superfície da célula, e essa superfície e cheias de especializações, como: Microvilosidades, mas comum nos revestimento da mucosa intestinal, age na superfície celular fazendo crescer ainda mais a absorção da célula. Interdigitações faz com que haja um melhor agrupamento nas células entre si. Desmossomos, responsáveis por uma maior fixação de uma célula a outra. Cílos e Flagelos são expansões celulares finas e altamente moveis que contribuem pra movimentação celular.
4-ESTRUTURA
A maior parte da membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e carboidratos, mas a proporção desses componentes varia muito, conforme o tipo de membrana. Por exemplo, as membranas de mielina que recobrem as fibras nervosas e tem o papel de isolante elétrico, contém 80% de lipídios, enquanto as membranas mitocôndrias internas, metabolicamente muita ativas, contém apenas 25% de lipídios, apresentando uma predominância das proteínas responsáveis pelo alto metabolismo dessas membranas. Os lipídios das membranas