Biologia Celular
AULA 1
1. Membrana Plasmática
Para que possamos definir uma célula, é preciso que ela seja delimitada e crie dois ambientes que serão possivelmente então compostos de maneiras diferentes, ou seja, essa membrana vai separar o espaço extracelular do espaço intracelular e vai controlar tudo o que entra ou sai da célula. Quanto à sua composição, ela é formada por lipídios e proteínas.
Dizemos então que se trata de uma membrana lipoproteica semipermeável que delimita a célula.
2. Citosol (Hialoplasma)
O citosol, também chamado de hialoplasma, é o nome que damos ao composto que preenche a célula. Desse modo, as organelas intracelulares estarão imersas nesse citosol, que determina a composição e organização do meio intracelular.
3. Citoplasma
Composto que preenche a célula mais as organelas.
3. Cromatina
Como dissemos acima, todo o funcionamento de uma célula é coordenado pelos genes que estão contidos em seu interior. Esses genes nada mais são do que segmentos de fitas de DNA, que comandam a síntese de proteínas celulares. De maneira resumida, podemos dizer que esse DNA comanda então toda a atividade da célula e essas fitas de DNA, condensadas no meio intracelular formam uma organela que chamamos de cromatina.
4. Ribossomos
Como dissemos acima, os genes coordenam o funcionamento celular pela determinação da síntese proteica. Isso porque a maior parte dos processos do metabolismo celular são realizados por proteínas e seu controle faz com que a cromatina seja capaz de controlar todo o metabolismo da célula. Porém, essa síntese de proteínas não é realizada diretamente pelo DNA, mas sim por uma organela celular, que lê um ácido nucleico e produz a proteína por ele determinada. Trata-se do ribossomo.
Apenas contendo essas estruturas, uma célula já pode se diferenciar do meio extracelular e apresentar uma atividade metabólica. Então, dizemos que são elas, a membrana plasmática, a cromatina, o citosol e o ribossomo, as estruturas básicas de