Biologia celular
BIOLOGIA CELULAR
As células contêm estruturas ou organelas que realizam funções vitais para a sua sobrevivência, assim como o material genético que dirige as atividades da mesma. A energia sob a forma de macromoléculas de nutrientes é tomada em vacúolos pelo processo de endocitose e digerido por enzimas contidas nos lisossomos. A energia (ATP) é liberada por meio de respiração aeróbica na mitocôndria e os processos metabólicos da célula são catalisadas por enzimas. Célula eucarionte é dividida basicamente em duas regiões, núcleo e o citoplasma.
As membranas que envolvem o núcleo e as organelas são tipicamente compostas de proteína e lipídios que detectam mensageiros químicos e fornecem ligações para células adjacentes. Moléculas do grupo –OH são hidrofílicas , porém o restante são hidrofóbicas. As moléculas de proteína encontram-se sobre a superfície das camadas de fosfolipídios e contribuem para as características funcionais da membrana, formam os receptores para os sinais químicos e os canais que se abrem e fecham para permitir a passagem de íons específicos (Na+ e K+). Membrana de proteínas são de dois tipos, intrínsecas (ou integral) e extrínsecas (ou periférica). Tais proteínas são conhecidas como o mosaico fluido.
1) Qual o procedimento da endocitose?
Endocitose é o processo através do qual as células captam macromoléculas, o material a ser ingerido é, progressivamente, envolvido por uma pequena região da membrana plasmática, que primeiro invagina e depois se fecha e se desprende formando uma vesícula intracelular, que contém a substância ou material ingerido. Dois tipos principais de endocitose podem ser distinguidos com base no tamanho das vesículas endocíticas formadas: a pinocitose, que envolve a ingestão de fluidos e solutos através de vesículas pequenas e, a fagocitose que envolve a ingestão de partículas grandes como microorganismos e pedaços de células, via vesículas grandes denominadas