Relatorio 8 fisica ufc
Relatório de Física Experimental
Prática Nº 9
Erico de Queiroz Meira
Fortaleza, 08 de janeiro de 2013
.
Objetivo
-Determinar a Capacidade térmica de um calorímetro.
- Determinar o calor específico de vários sólidos.
Material Utilizado
- Calorímetro
- Água
- Amostre de ferro, alumínio e cobre
- Balança digital
- Termômetro(analógico e digital)
- Bequer de 250ml
- Proveta graduada de 100ml
-Fogareiro elétrico
Introdução
O Calor especifico é uma característica das substancias, segundo a termo dinámica, calor especifico é a quantidade de calor(energía) necessaria para elevar 1 C a temperatura de uma grama da substancia. A termidinamica diz que os corpos tendem a entrar em equilibrio térmico, quando colocamos dois corpos de substancias diferentes e com temperaturas diferentes em um ambiente isolado suas temperaturas tendem a entrar em equilibrio independente do seu calor especifico, alem disso o calor sedido do corpo mais quente é o mesmo absorbido pelo mais frio. É possivel descubrir o calor especifico(c) de um corpo sedendo calor a ele, sabendo a quantidade de calor(Q) sedida e a variação da temperatura, podemos calcular usando a formula:
Outro método de se medir o calor especifico é mistura de substancias, mistura-se uma substancia cujo calor especifico seja desconhecido com outra que ja sabemos seu calor especifico, assim podemos calcular o calor especifico desconhecido atravez da mudança de temperatura.
Procedimentos
Procedimento 1: Determinaçao do equivalente em água do calorímetro
1- Coloque 80 gramas de água na temperatura ambiente no calorímetro e meça a temperatura com o termômetro. 2- Meça 100 ml de água e aqueça ate atingir 60°C. Depois anote a massa da água quente. 3- Coloque a água quente no calorímetro contendo 80 gramas de água na temperatura ambiente. 4- Misture as águas com o termômetro e