Biologia Celular
2 O problema é solucionado pela “costura para trás”. A fita de DNA cuja a extremidade 5’ deve crescer, é feita descontinuamente em pequenos pedaços separados e sucessivos. Com a enzima DNA polimerase trabalhando para trás a partir da forquilha de replicação da direção 5’ -> 3’ para cada pedaço. Os pedaços são posteriormente “costurados” juntos para formar uma nova fita continua. A fita de DNA que é sintetizada descontinuamente dessa forma é chamada de fita retardada, a de modo continuo é chamada de fita líder.
3 A enzima DNA polimerase possui uma atividade de correção de erros (mecanismos de verificação de erros), ou seja, é capaz de verificar se o nucleotídeo anteriormente inserido está corretamente pareado a fita molde antes de adicionar um novo nucleotídeo a cadeia crescente de DNA, se estiver a DNA polimerase adiciona o próximo nucleotídeo, senão a DNA polimerase remove o nucleotídeo mal pareado por muco da quebra da ligação fosfodiester com isso libera o nucleotídeo e tenta novamente. Essa atividade da enzima DNA polimerase diminui significativamente a taxa de erros no processo de replicação do material genético (DNA), pois remove seus próprios erros de polimerização a medida que se move ao longo da cadeia, portanto age com altíssima fidelidade.
4 O mecanismo de verificação ou de correção de danos do DNA é denominado “proofreading”. Antes que a enzima adicione o nucleotídeo à cadeia de DNA em crescimento ela confere se o nucleotídeo preciso